O "caso Qin Gang" rebentou nos finais de Julho quando o ministro dos Negócios Estrangeiros de Pequim desapareceu. Agora, ainda antes do fim do Verão, tocou a vez ao ministro da Defesa, General Li Shangfu (na cadeira desde Março). E assim se confirmou o que em Julho tinha escrito:
"O 'caso Qin Gang' de que aqui demos conta, na semana passada, há portanto meia-dúzia de dias, é a notícia desta tarde do dia 25 Julho, terça-feira, nos media mainstream, aqueles que apenas podem dar as notícias de ontem pois não têm nem alcançam 'a inteligência do amanhã'... Vénia aos nossos amigos do intelNomics e do Intelligence on Line.
"Xi, 'o príncipe vermelho', reconhece assim o insucesso da sua política externa. Para que tal aconteça, o fracasso tem mesmo de ser muito grave..."
Agora, meia-dúzia de semanas depois da queda do ministro dos Negócios Estrangeiros, o desaparecimento do ministro da Defesa confirma a gravidade do fracasso de Xi, na política externa, revelando ainda que o principal instrumento da política externa de Pequim e garantia do seu estatuto de potência - a área da Defesa - se integra também nesse fracasso. A periclitante economia chinesa está longe de ser o único problema sério de Xi. E até talvez nem seja o mais grave...
O Verão de Pequim foi mesmo muito quente. Veremos como por lá termina o ano...