terça-feira, 12 de dezembro de 2017

“É Fartar, Vilanagem...!”


O regabofe há muito reinante no acesso à “mesa do orçamento” gera, na “opinião”, intranquilidade, insatisfação (com a Democracia realmente existente) e indignação. Como no grito angustiado, aqui linkado. Mas é preciso ir além destas insatisfações e indignações morais. Estas reacções emocionais são necessárias e mostram que a Nação está viva e a Democracia é a sua escolha. Mas não são suficientes, nem vão ao fundo da questão que o regabofe põe. A República não pode deixar-se capturar pelo “partido” vencedor da batalha de Alfarrobeira, o “partido” da vilanagem, como muito bem o baptizou, então, em plena refrega, o conde de Avranches, Álvaro Vaz de Almada. E isso tem acontecido no último meio-século... "Raríssimas", não! Vulgares. Muito vulgares!



É fundamental e decisivo responder à questão de saber como tem sido isto possível e o que o tem permitido e mesmo incentivado. A investigação desta matéria permite estabelecer duas lacunas decisivas para entender como se chegou a esta realidade do regabofe: Um vazio estratégico instalado no Estado e um forte défice de ética na classe política reinante e nas suas periferias. São dois problemas fundacionais deste regabofe reinante e cuja resolução é imprescindível para pôr termo à hegemonia do transversal “partido da vilanagem”, o tal que assassinou, em Alfarrobeira, o infante D. Pedro e o seu condestável Álvaro Vaz de Almada.

Resolver o vazio estratégico e o défice de ética exige mais do que as (necessárias) “indignações morais” e reacções emocionais. Exige determinação, inteligência e estratégia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...