quarta-feira, 4 de abril de 2018

Turismo, o sector gerador de emprego


Na nova “revolução industrial”, que começámos há anos, as curvas do desenvolvimento económico e do emprego não são paralelas nem solidárias. Bem pelo contrário. Nesta nova era, o desenvolvimento destrói o emprego. Isto exige, pela primeira vez na história da humanidade, que se pense em estratégias diferentes para o emprego e para o desenvolvimento, enquanto em todas as “revoluções industriais” anteriores o desenvolvimento criava o emprego.

José Félix Ribeiro foi, entre nós, o primeiro a perceber as consequências desta disruptiva emergência e a pensar como, a partir da realidade que temos, as podemos resolver. Os estudos de Félix Ribeiro estão disponíveis (embora não apareçam nas chamadas livrarias…) para quem os queira consultar.

Aí se pode descobrir os novos mapas da actual realidade sócio-económica do País, os sectores tecnológicos passíveis de garantir o desenvolvimento tecnológico e económico e os sectores susceptíveis de gerar emprego para os milhões de Portugueses activos. Um destes sectores geradores de emprego é o turismo.

Turismo que, na actual conjuntura estratégica global de instabilidade estrutural, parece “condenado” a um sucesso sustentável… Talvez por isso, a americana Harper's Bazaar acaba de “descobrir” Portugal e dar-lhe uma notável visibilidade junto do público americano (e não só) ao publicar, há escassos dias, “A complete guide to one of the most laid-back and friendly destinations in Western Europe”.


Portugal - Sophisticated, elegant, daring and provocative. A complete guide to one of the most laid-back and friendly destinations in Western Europe. 100+ Things to Do and See in Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabou a ilusão globalista... A geopolítica volta a governar o mundo

Durou 3 décadas o tempo da “globalização feliz”, abriu-se em Berlim e fechou-se em Moscovo. Começou com a queda de um muro e acabou com uma ...