domingo, 6 de maio de 2018

Atlântico Norte: O Regresso da II Esquadra

Desmantelada por Obama (2011), a II Esquadra americana está de volta ao Atlântico Norte. É a notícia de maior impacto estratégico, nos últimos anos, nesta região do mundo em que Portugal tem uma posição central.

Agora divulgada, a partir do U.S. Fleet Forces (USFF) Command, sedeado em Norfolk, a notícia é do próprio Navy Office of Information e é bem clara:



“NORFOLK (NNS). O Chefe de Operações Navais, Almirante John Richardson, anunciou o restabelecimento da II Esquadra dos EUA durante uma cerimónia de mudança de comando do Comando das Forças de Frotas dos EUA (USFF) em Norfolk, a 4 de maio.

A II Esquadra exercerá a autoridade operacional e administrativa sobre os navios, aeronaves e forças de desembarque atribuídos na Costa Leste e no Atlântico Norte.

Além disso, planeará e conduzirá operações marítimas, conjuntas e combinadas e treinará, certificará e fornecerá forças marítimas para responder a contingências globais. O Comandante da II Esquadra reportará ao USFF.

"Nossa Estratégia de Defesa Nacional deixa claro que, com o ambiente de segurança a tornar-se cada vez mais desafiador e complexo, estamos de volta a uma era de competição das grandes potências", disse Richardson. "É por isso que hoje restabelecemos a II Esquadra para tratar dessas mudanças, particularmente no Atlântico Norte."

A II Esquadra tinha sido desestabelecida em 2011 e muitos de seus funcionários, ativos e responsabilidades tinham sido integrados no USFF.”

1 comentário:

  1. Navy Establishes U.S. 2nd Fleet, Vice Adm. Lewis Assumes Command

    Aug 27, 2018

    Chief of Naval Operations Adm. John Richardson presided over a ceremony establishing U.S. 2nd Fleet and naming Vice Adm. Andrew “Woody” Lewis as the commander during a ceremony aboard the nuclear aircraft carrier USS George H.W. Bush (CVN 77), Aug. 24, at Naval Station Norfolk, Virginia. ...

    https://www.linkedin.com/mynetwork/import-contacts/?transactionId=nlbwpj34QLOdO94maRt0Ug%3D%3D

    ResponderEliminar

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...