quarta-feira, 13 de junho de 2018

Europa: Como um Ministro É Barrado… O Caso Savona


'Il piano tedesco è quello dei nazisti'. Constatação do Prof. Paolo Savona, em livro de 2012, mas (ressus)citado no Il Tempo de 27 Maio 2018. Tanto chegou para o presidente da república de Itália barrar o seu nome na lista dos ministros…

'Il piano tedesco è quello dei nazisti', Paolo Savona, em 2012, citado no Il Tempo de 27 Maio 2018

As acusações foram de variada ordem: “populista”, “maçon”, “amigo do grão-mestre da Maçonaria”, “velho”, etc., tudo escarrapachado nas primeiras páginas dos jornais amigos do presidente Mattarella e de Merkel. E, prontamente, estava explicada a sábia decisão de barrar o caminho a Savona para o ministério da Economia. Tudo isso era, porém, apenas uma chuva de “desculpas de mau pagador”…

Paolo Savona é um respeitado professor, senhor de um riquíssimo currículo, com vasta obra publicada, homem sério e patriota que entende defender os interesses económicos de Itália (a que ele considera ter faltado muito para serem bem defendidos…).



Em 2012, Savona tinha publicado um livro de memórias políticas, com o título “Come un incubo e come un sogno: memorialia di mezzo secolo”, em que criticava a germanização das economias da Europa e lamentava as falhas na defesa dos interesses económicos italianos…

"Come un incubo e come un sogno, memorialia e moralia di mezzo secolo", de Paolo Savona

Quando os vencedores das últimas eleições italianas colocaram o seu nome, como ministro da Economia, na lista a apresentar presidente da República, um jornalista com memória pegou no livro e retomou a crítica de Savona chamando para título a afirmação do professor de economia de que os planos económicos de Merkel eram os mesmos da Alemanha nazi (e explicando porquê…).

Tanto bastou para que começassem a tocar os telefones de crise e chegasse de Berlim o recado “Savona, não!”. Como bom ‘gauleiter’, Mattarella apressou-se a riscar o nome de Savona, abrindo uma crise política em que acabou derrotado em toda a linha.

"La rivoluzione democratica di Heine e la Costituzione per la pace perpetua di Kant. Una seconda lettera agli amici tedeschi", di Paolo Savona

Com um apurado sentido de humor, o primeiro-ministro Conte, que tinha sido proibido de nomear Savona para a Economia, voltou a incluí-lo na lista do governo como ministro dos… Assuntos Europeus!


Savona, ministro per gli Affari Europei

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabou a ilusão globalista... A geopolítica volta a governar o mundo

Durou 3 décadas o tempo da “globalização feliz”, abriu-se em Berlim e fechou-se em Moscovo. Começou com a queda de um muro e acabou com uma ...