quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O porto de Praia da Vitória e a visita de Xi Jinping


Os chineses publicitaram o seu interesse por Sines há bem uma década (pela mesma altura em que Obama andava muito entretido com o seu - falhado – ‘shift’ para o Pacífico). Pelo mesmo tempo, começaram a incluir os Açores em ‘escalas técnicas’ de viagens dos seus dirigentes máximos e a manifestar, pouco subtilmente, o seu interesse por bases naquele arquipélago (ao mesmo tempo que Obama mandava anunciar o seu desinvestimento nas Lajes...).

Este quadro de circunstâncias fez tocar algumas campainhas em Washington e alguns gritos alarmados de “red flag over the Atlantic”...

O interesse de Pequim em Sines continuou público mas os Açores quase desapareceram deste radar. Delegações chinesas vieram, entretanto, visitar Sines – sempre manifestando o seu interesse em criar ali um ponto de apoio à sua frota mercante e ainda à militar. A actual ministra do Mar também se deslocou algumas vezes à China (onde foi muito bem recebida e acarinhada e aproveitou para ir às compras).

Culminando este processo, o ‘imperador vermelho’ Xi Jinping visita agora Lisboa, em início de Dezembro, como aqui tínhamos antecipado.

A energia (ou seja, o controlo da EDP e da REN pelo Estado chinês) é oficialmente anunciada como ‘prato forte’ da agenda. Mas além da energia e do oficialmente anunciado que mais vem aí na agenda Xi Jinping? Sines, claro. Mas, cuidado, um porto pode ocultar outro...

Os chineses já terão percebido que o uso militar de Sines é uma impossibilidade (recorde-se que um governo português, com Sá Carneiro como P-M, recusou aos Estados Unidos o estacionamento de um porta-aviões ao largo de Sines...).

E se continuam a falar de Sines é para melhor ocultar o seu real interesse num outro porto de águas profundas, menos visível e mais no centro do Atlântico: Praia da Vitória, na ilha Terceira... sim, a mesma ilha da base das Lajes!



O modelo que Pequim tem mente para assegurar a “coexistência pacífica” com a presença americana é o do “sítio” onde a China instalou a sua primeira base naval no estrangeiro, junto a franceses, americanos e outros: Djibouti!

A escolha do modelo não podia ser mais esclarecedora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...