sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

As "novas rotas da seda" são a ossatura para um império chinês que controle toda a Eurásia


Corredores e outros dispositivos das "novas rotas da seda" são a estruturação de um império que controle toda a Eurásia. De um império chinês, claro. Ao domínio (não desafiável) americano dos mares, Pequim procura responder com o controlo das terras, criando uma circulação alternativa que estruture todo o território da Eurásia.

Ao olhar o mapa abaixo, ganha-se a impressão de que a matriz do clássico inglês continua a reger as coisas do grande jogo...

Pequim tem massas humanas suficientes para inundar a Eurásia, das estepes russas até ao nosso mar atlântico... Mesmo Putin, há uns 4 anos, dava evidentes sinais de grande incómodo e preocupação com a ‘inundação’ de chineses na Sibéria.

Putin teve, entretanto, que resolver o problema da tentativa ocidental de estrangulamento da Rússia e viu-se forçado a 'esquecer' isso e a fazer uma aliança com os “diabos amarelos” para sobreviver ao estrangulamento. Primeiro, sobreviver, depois, logo se verá, terá ele pensado.

Em Pequim (desde que a "harmonia" interna se mantenha...) não há pressas, como é do seu código genético em matéria de cálculo estratégico. Isto quanto às coordenadas espaço e tempo.

Da iniciativa de Xi Jinping, vem agora a resposta ao "que fazer?" com tais coordenadas, para potenciar a posição chinesa no seu combate pela hegemonia global.

O mapa abaixo é o retrato possível dessa resposta, retrato que mostra a montagem do assalto ao Heartland e da estruturação de uma  presença forte e dinâmica no Rimland...

Que diria o Mackinder destas "novas rotas da seda"?

Certamente, ele murmuraria "who rules the Heartland commands the World-Island: who rules the World-Island commands the World" 




5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Aviso: No Intelnomis não são permitidos comentários anti-semitas e nem "teorias da conspiração".
    A gestão do site eliminará tal tipo de comentários.

    ResponderEliminar
  5. As Américas e os oceanos vão continuar nas mãos dos EUA.

    ResponderEliminar

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...