terça-feira, 1 de janeiro de 2019

D. Filipa de Coimbra e Urgell, a Guardiã Oculta


As relações entre Portugal e a Catalunha são ‘velhas’ de séculos, mesmo de milénios. E são tão mal conhecidas e não-estudadas quanto antigas. 

Na melhor das hipóteses, ao falar destas relações, fala-se da convergência estratégica de 1640. Muito antes, porém, deste episódio, estas relações viveram momentos muito intensos e de imenso interesse. 

D. Filipa de Coimbra e Urgell protagoniza, no século XV, um desses momentos históricos. Um momento alto mas quase completamente desconhecido pois não só decorreu muito sob o véu do oculto como em seguida foi feito desaparecer dos compêndios de história.

José Manuel Marques, biólogo, romancista e investigador, revela nesta conferência a história de D. Filipa de Coimbra e Urgell, a “Guardiã Oculta”, grande tecedeira dos fios das relações luso-catalãs e de outras secretas tramas e redes que cobriam a Europa e tinham começado a ir mais além. E que o seu protegido D. João II levará a cobrir todo o mundo.

Esta 'desocultação' de D. Filipa de Coimbra e Urgell e da sua acção é uma iniciativa do Círculo de Estratégia D. João II, aberta ao público, no próximo 26 de Janeiro, pelas 15H, na sala polivalente da Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, onde D. Filipa de Coimbra e Urgell está sepultada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...