segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Os Espiões Estão de Regresso

“O regresso dos espiões” é o tema de capa, desta semana, do influente semanário francês Le Point. A investigação, conduzida pelo sempre atento, bem informado e bem relacionado jornalista Jean Guisnel, é bastante completa e muito actual.

Do ciber à guerra económica e às grandes intrusões ou outras operações de guerra de informação ou de desestabilização de empresas, tudo é abordado.

Também os actores são passados em revista: “Os russos, os chineses, os americanos e nós”, como anuncia a capa.

A investigação parte de uma constatação: “Jamais, depuis la guerre froide, il n'y a eu autant d'affaires d'espionnage. Cybersurveillance, secrets industriels, guerre des satellites…”.



A senhora na foto da capa é a dirigente da Huawey, presa no Canadá, por suspeita de vários crimes económicas mas, sobretudo, tida como uma muito especial agente dos ‘serviços’ chineses. O mundo já não é o do velho James Bond, dos tempos da guerra fria com Moscovo...

E este “regresso dos espiões” é bem o sinal de como está a subir a temperatura da geopolítica e de como vivemos tempos de uma guerra económica intensíssima, mas ainda assim bastante invisível ao comum dos mortais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...