terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Mossad: As Meninas e as Suas Incríveis Proezas

As Meninas é um celebérrimo quadro (de um pintor de origem portuguesa, o mais famoso dos pintores da nossa diáspora). As “meninas”, aqui, são porém outras, são “as Amazonas da Mossad”, e não é de um quadro que se trata mas de um livro (já traduzido em várias línguas).


Um livro que conta as histórias (as possíveis…) das espectaculares proezas das “amazonas” da Mossad. “Dina”, “Erika”, “Sylvia”, “Yael” e outras são responsáveis por algumas das mais brilhantes operações da agência, em Teerão, Beirute e vários outros lugares “simpáticos”.

Nas últimas décadas, as mulheres entraram em força na Mossad e estão hoje em todas as áreas e escalões da agência. Longe vão os tempos da pioneira Isabel Pedro que operou no Egipto, nos anos 60 do século passado, quando o ‘patrão’ da Mossad era Yitzhak Shamir. Hoje, as coisas estão tão diferentes que há mesmo quem diga que a Mossad é “a instituição mais feminista de Israel”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabou a ilusão globalista... A geopolítica volta a governar o mundo

Durou 3 décadas o tempo da “globalização feliz”, abriu-se em Berlim e fechou-se em Moscovo. Começou com a queda de um muro e acabou com uma ...