segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Tempos de Guerra pela Hegemonia Global

 José Mateus

A potência marítima enfrenta, desde o início do século XXI, os mais sérios e perigosos desafios colocados, desde a II Guerra, pelos "chalengers" continentalistas. 

Este tempo é, portanto, como há anos venho a escrever, de decisiva disputa por uma nova hegemonia global e, consequentemente, por um novo modelo global.

Há anos, logo no início da passada década, chamei a atenção para a necessidade de bem ler o então ideólogo-mor de Vladimir Putin, em cujo sub-texto era possível descortinar já tudo o que veio a desenvolver-se e a que agora se chama "crise ucraniana". 

Infelizmente, às "elites" políticas ocidentais, enredadas em assuntos mais prementes, faltou o tempo para dedicar à leitura da "ficção política" de Vladislav Surkov. Falta de tempo que hoje pagamos caro, demasiado caro, incomportávelmente caro. Um preço que ninguém via desde a II Guerra.



Hoje, se Surkov continua a ser de leitura obrigatória, é absolutamente necessário, imprescindível mesmo, que as "elites" políticas ocidentais (ou, pelo menos, aqueles que são os cérebros dessas "elites"...) travem conhecimento com o ideólogo-mor de Xi Jinping e a sua obra capital, o "America Against America" do aterrador teórico principal do PCC, Wang Huning. 


Que a distração destas "elites" não se repita, espera-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...