quinta-feira, 12 de julho de 2018

Para Perceber Putin

Em vésperas da cimeira Trump-Putine, é importante perceber Putine, o seu tabuleiro de jogo e os seus objectivos. Para isso, vale a pena (re)ler o que aqui se publicava, em Setembro passado:

Para Perceber Putin Ler Vladislav Surkov

Os “especialistas” ocidentais, salvo raras excepções, não têm sabido compreender o presidente Putine. Têm-no “lido” através de uma grelha de leitura demasiado “ocidental”, uma grelha de leitura cujo etnocentrismo inviabiliza qualquer leitura profícua. John Robb e George Friedman e, em português, o Inteligência Económica são alguns dos escassos casos de tentativa de leitura objectiva e desapaixonada do ‘software’ putinista. Agora, neste Verão 2017, Chris Arkenberg passou a fazer-lhes companhia.

Inteligência Económica escrevia, há mais de 3 anos, a 09 Maio 2014, a propósito da  estratégia de confronto de Putine na Ucrânia, “a guerra de Putine é “não-linear” e é “económica”… Guerra Económica no seu fundamento e Guerra Não-Linear nos métodos e nas formas que assume o seu desenvolvimento. Para perceber a estratégia de Putine na Ucrânia, sua essência, seus modos e seus tempos, há que ler o conselheiro presidencial Vladislav Surkov  e, especialmente, o seu livrode “ficção científica”… Aí se descreve um certo tipo de guerra “não-linear”, suas formas e lógicas e também o que move os seus protagonistas. A “ficção científica” de Surkov (que além de escrever é também um dos homens mais poderosos da política russa da última década e um velho e muito chegado colaborador de Putine) ilumina fabulosamente o lado obscuro da acção russa na Ucrânia. 

"Talvez por também ser especialista de guerras não-lineares (vidé Brave New War), o nosso amigo John Robb ao olhar para a Ucrânia viu duas coisas: “Putin is using open source warfare” e “In the 21st Century, warfare isn’t politics by other means. Warfare is business by other means”.

E o I.E. concluía, então: "Berlim não sabe no que se meteu e Putine vai explorar o erro europeu na Ucrânia para desestabilizar e alterar toda uma ordem nascida depois da implosão soviética e que é (era) desvantajosa para a Rússia" ....

https://intelnomics.blogspot.com/search?updated-max=2017-09-13T04:37:00%2B01:00&max-results=50


2 comentários:

  1. Em português escrevemos Putin e não Putine

    ResponderEliminar
  2. Isso é em inglês, dada a forma como é pronunciado o "n" final. Em português e dada a forma diferente como é pronunciado um "n" final, se quisermos escrever o nome do actual presidente russo, teremos de introduzir um "e" final. Claro que, dado o desconhecimento da língua russa nas redacções dos media portugueses, a forma americana de escrevê-lo foi imediatamente macaqueada... Daí a confusão instalada.

    ResponderEliminar

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...