segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Italianos fazem humor com a política de Salvini frente aos 'migrantes'

Os italianos partilham com os portugueses esta capacidade de fazer humor mesmo (ou sobretudo...) com as coisas sérias. E esta é mesmo muito séria e de longo prazo. Depois da chegada de Salvini (um ex-comunista...) ao governo, o fecho dos portos italianos ao 'negócio' dos 'migrantes' (a segunda maior indústria da Libia, depois do petróleo...) fez derivar mais para ocidente os barcos deste tráfico humano. A leviandade da reacção espanhola ao abrir os portos aos barcos que falhavam a entrada em Itália levou ao aparecimento das "pateras" pelas praias mediterrânicas de Espanha e ao deslocamento para oeste dos pontos de embarque (a indústria deslocaliza-se...).

Marrocos começou, entretanto, a explicar aos europeus que não está a receber a ajuda necessária para controlar as suas fronteiras e poder impedir o trânsito das massas 'migrantes' em movimento... Merkel, face à nova situação, veio passar uma semana de férias à Baixa Andaluzia, ao Parque Natural Donana (munido de um excelentíssimo palácio para convidados de Estado) onde aproveitou para, ao abrigo de olhares indiscretos, negociar com Pedro Sanchez o apoio a Marrocos e... a Espanha. Sim, porque, diz Merkel, "os migrantes são um problema europeu e todos temos de ser solidários". No Donana, atrás de grades, Merkel só viu uns linces, ali em cativeiro para reprodução.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...