quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

“Caso Tancos”: A magistral e inovadora resposta de Costa



A divulgação no portal do Governo das respostas de António Costa às 100 perguntas (muitas delas atrevidotas...) de Carlos Alexandre (acompanhada de óbvia e clara explicação da decisão) é uma magistral lição de comunicação política, já numa perspectiva de gestão da percepção (e não de simples 'relações públicas') e de guerra de informação. 



“Tendo sido postas a circular versões parciais do (seu) depoimento (...) entendeu o Primeiro-Ministro dever proceder à divulgação pública integral das respostas a todas as questões que lhe foram colocadas”. Note-se que as tais perguntas de Carlos Alexandre tinham sido publicitadas nos media quase ainda antes de chegarem a S. Bento...

António Costa anulou assim muito do impacto das “manipulações” e “especulações” que, na senda do que é hábito no “segredo de justiça”, já tinham começado a surgir e dá uma maior visibilidade ao seu depoimento como um todo. Ao mesmo tempo que, interpelado num assunto de Estado, presta contas, directamente, à opinião pública e ao eleitorado.


Esta decisão de Costa inova, portanto, ao promover a comunicação directa, dispensando media e outros mediadores, num assunto que a opinião pública considera de grande importância. Bem-vindos à era das redes digitais e da comunicação política directa. Nunca o portal do Governo foi tão consultado como nestas últimas horas.

E o “twitter”, António, o “twitter”...?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...