quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

“The Portuguese Connection”: Da Hierarquia Militar Portuguesa na II Guerra Mundial

Humberto Delgado, Craveiro Lopes, Costa Gomes, e muitos outros, incluindo o enigmático “Jimmy” (que já tinha estado na Flandres na I Guerra) tiveram uma participação muito intensa na II Guerra, nos seus bastidores.
Sobre Humberto Delgado já o Air Commodore Roland Eugene Vintras, que trabalhou com ele em Lisboa, nos tinha dado um surpreendente retrato, em “The Portuguese Connection”. 

Numa nota de leitura ao livro de Vintras, entretanto 'desclassificada', é o muito bem informado, sobre as matérias da II Guerra e muitas outras, General Vernon Walters (que falava muito bem português e que tive o prazer e o privilégio de entrevistar aqui em Lisboa, na embaixada dos EUA) que nos revela a passagem em 1943 (durante dois meses!) de Craveiro Lopes pelos EUA (acompanhado ou, melhor, ‘policiado’ por um tal Costa Macedo).

Sobre o então ainda jovem Costa Gomes ou o já senior “Jimmy” ainda se espera a 'desclassificação' de documentação... Mas de uma coisa se pode ter a certeza: Quando acontecer a 'desclassificação' e os documentos ficarem acessíveis, muita gente será muito surpreendida. Ainda mais surpreendida sobre “Jimmy” do que sobre Costa Gomes... E deste último, com quem tive uma longa conversa (em sua casa e que ele não quis que ficasse gravada), as surpresas já serão muitas.


A história do século XX português está realmente por fazer... O que, até agora, temos visto são narrativas de conveniência (cada sector político criou as suas...) mas que pouco ou nada correspondem às realidades.

The Portuguese Connection by Air Commodore Roland Eugene Vintras. Book review by Lt. Gen Vernon A. Walters

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...