quarta-feira, 15 de julho de 2020

Turquia-Qatar: Da Energia Ao Apoio Militar

Giuseppe Gagliano | 14 de Julho de 2020

 
Está agora claro que a Turquia tem também interesses de natureza económica no actual conflito da Líbia, tanto em relação ao petróleo quanto em relação às infra-estruturas de electricidade.

Nesse sentido, devido ao prolongado conflito, os problemas significativos relacionados à infra-estrutura de electricidade no oeste da Líbia levaram a Turquia, através da Karadeniz Holding, a estabelecer um acordo para o fornecimento de electricidade na parte ocidental do país. Líbia, este contrato que faria parte da parceria económico-militar mais ampla entre o governo de Fayez al-Serraj e Ancara, estabelecido em Junho.

Outra acção do presidente turco, Recep Tayyp Erdogan, no âmbito do maior projecto de projecção de potência da Turquia, foi a da reunião de Julho com o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, emirado do Emir do Qatar, encontro de que surgiu a profunda afinidade ideológica e religiosa entre os dois países, determinada pelo apoio político ao Hamas e à Irmandade Muçulmana (https://www.notiziegeopolitiche.net/94241-2/) e pela sinergia estratégica indiscutível em operação anti-EAU.

A Turquia sempre apoiou militarmente o Qatar ao receber em troca de amplo apoio financeiro, basta dizer que, por exemplo, o vice-comandante das forças de Ancara, Ahmed bin Muhammad, também é chefe da academia militar do Qatar. Isso significa que o treino dos quadros militares é seleccionado com base em escolhas políticas e religiosas pró-turcas.

Além disso, a presença de forças de segurança turcas no Qatar representa de maneira tangível a relevância da influência político-militar turca, basta pensar na infra-estrutura militar turca Tariq ibn Ziyad, na qual está presente o comando da "Força conjunta combinada Qatar-Turquia".

As exportações de armas do Qatar para a Turquia aumentaram drasticamente, permitindo que Ancara alcance receita de US$ 335 milhões, enquanto a operação militar turca Fonte de Paz, realizada no nordeste da Síria, é foi apoiado abertamente por Doha, também para expandir a influência da Irmandade Muçulmana.

No que diz respeito aos investimentos, o Qatar desembolsou US$ 15 mil milhões desde 2018 e adquiriu uma participação de 50% na BMC, uma fabricante turca de veículos blindados, cujos parceiros turcos são amigos conhecidos de Erdogan na produção de Altay, o tanque de batalha principal da nova geração, mas também há o caso de uma empresa de software militar controlada pelo estado em Ancara, que assinou um acordo de parceria com a al-Mesned Holdings no Qatar para uma joint venture especializada em soluções cibernéticas -segurança.

No entanto, um dos acordos mais importantes para remediar a grave situação económica na Turquia é o de 20 de maio, graças ao qual o Banco Central da Turquia anunciou que triplicou seu acordo de câmbio com o Qatar.

https://www.notiziegeopolitiche.net/libia-i-rapporti-di-turchia-e-qatar-dallenergia-al-sostegno-militare/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...