A abertura de uma exposição cartográfica de Laura Canali, Occidentalismi, inaugura o VII Festival di Limes, “Occidenti contro”, em Génova, de sexta-feira 16 a domingo 18 de Outubro. Segue-se, ainda na sexta, uma conversa do director da Limes, Lucio Caracciolo, com o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, sobre "A Europa e o Ocidente segundo a Itália", e logo de seguida um debate sobre "Porque não podemos não nos dizer Ocidentais" com George Friedman e outros, moderado por Lucio Caracciolo. O Festival encerra no domingo com "Que Europa convém a Itália", um debate com Vincenzo Amendola, Ilvo Diamanti, Lapo Pistelli, Andrea Riccardi, introduzido e moderado por Lucio Caracciolo.
O programa completo pode ser consultado aqui: https://www.limesonline.com/vii-festival-di-limes-genova-16-18-ottobre-2020/116478
O Festival será
transmitido em directo online e será possível segui-lo nos canais da Limes nas
redes sociais.
Apresentação pela Limes:
“Ocidente é palavra-chave da geopolítica. Divisor de águas de identidade com uma poderosa força evocativa, ligada a uma ideia de civilização com raízes ancestrais, hoje interpretada e utilizada de diferentes formas pelas grandes potências.
Como está mudando a ideia regulatória do Ocidente no turbilhão criado pela emergência do coronavírus que todos tentam usar em seu próprio benefício?
Ainda faz sentido hoje falar do Ocidente, no singular? De que modo e em que medida somos nós, italianos, ocidentais?
Como nos relacionamos hoje com potências não ocidentais ou antiocidentais - como Rússia, China, Turquia - e como eles veem o Ocidente?
Três dias de reflexão para responder às questões que definem o nosso presente. E eles ajudam a moldar nosso futuro.
Occidentalismi, mostra cartográfica de Laura Canali, será apresentada durante o festival.”
O Festival será transmitido em directo online e será possível segui-lo nos canais da Limes nas redes sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário