quinta-feira, 6 de maio de 2021

A CIA Vê o Mundo a Tornar-se Muito Sombrio

É muito sombrio o relatório elaborado pela CIA para o presidente Biden sobre o estado e a evolução do mundo, nos próximos anos.

Cada vez que um presidente inicia um mandato (4 anos), encontra à sua chegada à Casa Branca um relatório da CIA na sua secretária sobre a situação e sua evolução nos 20 anos seguintes. 

Em 2009, a CIA, no seu relatório desse ano, tinha avisado Obama para o aparecimento de uma pandemia que, vinda do Extremo-Oriente (ou seja, da China), iria 'varrer' o mundo de uma forma jamais vista. Agora, neste relatório de 2021, a CIA avisa Biden de que a pandemia provocou a mais grave perturbação sofrida pelo mundo desde a II Grande Guerra, que essa perturbação provocou alterações e acelerações, nunca vistas numa única geração e criadoras de fortíssimas tensões, e que está, assim, composto um contexto geopolítico conflitual e instável. 

Em conclusão: Biden está avisado de que tem pela frente um inédito quadro caótico e fragmentário, marcado por uma crescente rivalidade China/USA, onde vai ser necessário navegar à vista...  O pós-covid não será, portanto, nenhum regresso ao "normal". Longe disso! O único regresso é, como há anos aqui vimos escrevendo, o regresso em força da geopolítica...

Aqui no intelNomics, já suspeitávamos de muito do que o relatório afirma, porém, dito por quem o diz já não restam dúvidas. Obrigado, portanto, à CIA por assim nos confirmar umas coisas e nos esclarecer outras. 

Esperamos que, em Portugal, haja pelo menos três pessoas a ler e reler este relatório: o senhor Primeiro-Ministro António Costa, o senhor ministro da Defesa Santos Silva e uma terceira pessoa (que temos a certeza que o irá reler) mas cujo nome, por razões da sua função, aqui se omite.

1 comentário:

  1. Acredito mais no Intelnomics do que dos inclusivos mentirosos da CIA, cujos relatórios leio há mais de trinta anos....

    ResponderEliminar

Portugal: Falta de Estratégia e de Decisão

Lúcio Vicente Estamos a poucos dias de celebrar os 50 anos de Abril. Porém, Portugal é muito menos do que podia e devia ser. Os 123 mil milh...