terça-feira, 25 de maio de 2021

O "Testamento Político" de D. Luis da Cunha

Texto fundamental para compreender Portugal, o "Testamento Político" de D. Luis da Cunha é um dos expoentes do pensamento político português e, sem sombra de dúvida, o mais marcante de todo o século XVIII. D. Luis da Cunha faz prova de uma lucidez e de um conhecimento ímpares, tanto em matéria do foro religioso (crítica devastadora da inquisição e da perseguição a  acusados de judaísmo), como nos campos da economia (ele pode mesmo ser considerado, na Europa do seu tempo, um pensador precursor da "guerra económica") ou da política (apreciação arrasadora da "classe política" de então e indicação fundamentada de Sebastião José de Carvalho e Melo para responsável do governo). Por tudo isto (e muito mais que se verá), este "testamento" é obra de leitura imprescindível.

"O Testamento Político (ou Carta de conselhos ao Príncipe D. José), de D. Luís da Cunha (1662-1749), deve ser considerado como um texto de referência, obrigatório para um melhor conhecimento do pensamento político português. Foi a derradeira obra de um grande diplomata, que pelo seu cosmopolitismo e pelo convívio com alguns dos melhores representantes dos movimentos científicos e culturais da sua época, foi também um dos percursores do «iluminismo» em Portugal. Tendo um alcance intemporal, esta obra ainda hoje nos atrai pela vivacidade e lucidez na análise dos «males» da sociedade portuguesa, em grande parte fruto do obscurantismo de opções políticas e religiosas que impediram o seu normal desenvolvimento.

Num estilo acutilante, e num tom destemido, aliado a um subtil sentido do humor, o autor compara a realidade portuguesa com a sociedade europeia da sua época, e analisa os principais aspetos que considera serem causa do atraso económico do reino, sem esquecer a intolerância religiosa e o antissemitismo cego, causas de uma descriminação social tão prejudicial aos superiores interesses do país. Pela profundidade da sua análise da sociedade portuguesa, esta obra continua atual e pertinente, revelando-se como um precioso estímulo à reflexão do leitor dos nossos dias."

Acesso ao texto completo do "Testamento Político" de D. Luis da Cunha, aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Acabou a ilusão globalista... A geopolítica volta a governar o mundo

Durou 3 décadas o tempo da “globalização feliz”, abriu-se em Berlim e fechou-se em Moscovo. Começou com a queda de um muro e acabou com uma ...